Excelência e Inovação Empresarial

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DESTINATÁRIOS : PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Sobre

A capacitação para a excelência e inovação empresarial é, indubitavelmente, a principal fonte de motivação para a adoção de novas tecnologias e Inovação Organizacional, produto e serviço ou de Marketing, contribuindo para fortalecer a competitividade de qualquer país. Assim, promover um ambiente de Inovação e melhoria do Desempenho Organizacional é crucial para o sucesso das empresas Nacionais.

Em todos os setores de atividade, enquadrados em mercados cada vez mais concorrenciais e de dimensão global, existe uma necessidade premente de que todos os fatores produtivos sejam otimizados pela implementação de ferramentas e conceitos que envolvam a gestão do negócio rumo à excelência e da qualidade e inovação, criando-se assim vantagens competitivas minimizando o risco de perda de competitividade das empresas.

Na sua maioria as Organizações que investem nestes conceitos é composta por empresas exportadoras. Estas apostam na sustentabilidade e diferenciação e inovam continuamente os seus processos organizacionais de Gestão e Produtivos e, consequentemente uma abordagem estruturada e estratégica da Inovação e relacionada com os fatores de competitividade facilita a antecipação de novas necessidades e tendências permitindo-lhes antecipar-se mais facilmente às alterações dos mercados.

Essa é a convicção da APQ, que assume indiscutivelmente a Inovação e a melhoria do Desempenho Organizacional como elementos estratégicos para promover a competitividade das Empresas pela adoção de boas práticas e instrumentos de gestão apropriados às necessidades de Gestão do negócio numa envolvente cada vez mais complexa e onde os atores e partes interessadas são bastante diversificados e com exigências cada vez mais explícitas.

Neste sentido, torna-se, também, necessário promover ações que possibilitem apoiar as empresas no acesso a conhecimento, instrumentos e ferramentas de gestão para desenvolverem e explorarem ideias e oportunidades em termos de negócio nacional e internacional, novas tecnologias e novos processos organizacionais promotores da

Eficiência e desempenho das organizações rumo à excelência empresarial.

Algumas das prioridades identificadas são:

  • Desenvolvimento de instrumentos de apoio à Excelência e inovação empresarial;
  • Desenvolvimento de ferramentas de Autoavaliação;
  • A incorporação permanente de novo conhecimento nos processos e atividades;
  • A adoção de novas tecnologias, quer produtivas quer de suporte à atividade;
  • A Utilização de Ferramentas de desmaterialização de Processos;
  • A partilha de experiências e boas práticas nacionais e internacionais, de gestão da qualidade e inovação, tendo como fundamento conceitos da qualidade, inovação e excelência;
  • A adoção de instrumentos e tecnologias que potenciem a gestão de relações externas, conhecimento, das ideias e oportunidades, de ações e iniciativas de melhoria e inovação;
  • Introdução de práticas de benchmarking;

Outra dificuldade que enfrentam as Organizações e em particular as Empresas Nacionais prende-se com a comunicação e divulgação de resultados de projetos de Inovação e Melhoria do Desempenho Organizacional. Esta é, de facto, uma questão relevante para as diversas organizações e instituições, que têm vindo a ser confrontadas com a necessidade crescente de comunicar os seus resultados numa linguagem estimulante e acessível ao público.

Desta forma, pretendendo o presente projeto contribuir para colmatar esta realidade através da adoção de metodologias e ferramentas que ajudem a otimizar e organizar processos de inovação e qualidade, para que as empresas possam apresentar-se junto dos clientes e parceiros de uma forma mais firme e diferenciada.

Enquadramento

O projeto visa estimular a Inovação e o aumento do desempenho e Excelência Organizacional através de reforço dos fatores de competitividade, dotando as organizações dos instrumentos e know-how necessário para promover a gestão adequada da inovação e qualidade, privilegiando a colaboração e a cooperação entre empresas e outros atores da envolvente externa, de forma a incentivar e facilitar novas abordagens e estratégicas em termos de:

  • Inovação e melhoria de Processos Organizacionais, assegurando uma participação alargada de Empresas.
  • Através do desenvolvimento de diagnósticos e ferramentas de avaliação do projeto, pretende-se contribuir para que sejam atingidos horizontes de qualidade e inovação ao nível da excelência.
  • Aumentar a sustentabilidade e competitividade do tecido empresarial, especificamente das PME’s.

Abordagem

Face às lacunas identificadas nas empresas nacionais, e em particular nas PMEs, e àquela que é a “missão” deste projeto, a APQ pretende levar a cabo uma iniciativa estruturante e estratégica de divulgação, sensibilização e capacitação das empresas localizadas nas regiões do Norte e Centro, numa ótica de promoção da inovação e excelência organizacional enquanto fatores dinâmicos de competitividade.

Pretende-se assim através do presente projeto:

  • Contribuir para a qualificação das estratégias de negócio das PME, tornando-as mais sofisticadas, com estratégias de posicionamento inovadoras e que permitam criar vantagens competitivas;
  • Contribuir para a produtividade e eficiência das PME e para o aumento da produção de bens e serviços de valor acrescentado, transacionáveis e internacionalizáveis, e com elevado nível de incorporação nacional;
  • Fomentar nas PME’s uma necessidade constante de inovação e qualidade rumo à excelência.

Neste contexto, de acordo com a atividade que tem vindo a desenvolver, a APQ pretende, com este projeto, dinamizar ações que visem promover a inovação, qualidade e a competitividade empresarial divulgando informações, resultados e casos de sucesso, instigando a inclusão das empresas em dinâmicas constantes de investigação e Inovação. Assim este Projeto coletivo visa essencialmente Promover e Facilitar a utilização de ferramentas de gestão e inovação potenciando os fatores de competitividade e desenvolvimento sustentável das Organizações Empresariais através de:

  • O Acesso a conhecimento relevante em termos de Gestão Estratégica do Negócio, Inovação e melhoria da competitividade e desempenho Organizacional;
  • A Participação em eventos e workshops relacionados com Inovação e melhoria do Desempenho Organizacional, e aquisição de novos saberes e partilha de experiências.

O acesso a instrumentos e ferramentas WEB para autoavaliação ao nível de excelência, desempenho Organizacional e para Gestão de Atividades relacionadas com a Inovação, nomeadamente Canvas Business Model Generation, Design Thinking, RADAR, Balanced scorecard, critérios EFQM, entre outros.

Atividades

Tendo em vista a concretização dos objetivos estratégicos identificados, o projeto prevê a realização de quatro atividades:

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Ciclo de Workshops | “O modelo de Excelência da EFQM – Aplicação a PME’s”

A APQ está a organizar um ciclo de seis workshops gratuitos, com o apoio do P2020, sobre o Modelo de Excelência da EFQM – European Foundation for Quality Management, considerado como uma ferramenta holística capaz de analisar o desempenho estratégico das empresas e de promover medidas de melhoramento da performance empresarial.

Pretende-se envolver PME’s de diferentes setores de atividade com o objetivo de interligar setores, domínios de I&D e Inovação, cadeias de valor/fornecimento, tendo em vista despertar uma atitude proativa face à Inovação e utilização de ferramentas ligadas à gestão e melhoria do desempenho organizacional.

Os workshops irão decorrer no grande Porto, cada um será composto por 6 sessões com a duração de 4h, onde serão abordados os temas do Modelo de Excelência da EFQM, nomeadamente: Critérios e ferramentas de apoio à implementação, Self assessement; RADAR e Identificação e Áreas de Melhoria, entre outros assuntos complementares.

Estes workshops permitirão à APQ e a todos os participantes envolvidos, ajudar a definir as suas áreas de interesse e atuar de forma mais eficaz nas suas fragilidades e oportunidades, permitindo a cada um determinar um plano de melhorias estratégicas no campo da inovação e desempenho organizacional e identificar potenciais avanços científicos e tecnológicos, ao mesmo tempo que permitirá direcionar melhor as sinergias entre as organizações que interferem neste processo rumo à inovação e partilha de conhecimento.

Serão ainda identificadas três empresas envolvidas nos workshops, às quais será atribuído um prémio que permitirá desenvolver mais aprofundadamente os temas abordados nas sessões de trabalho.

Inscrições

WorkshopDesignaçãoCritériosDuraçãoEnquadramento geral e conteúdos
Workshop 1 | 18 de setembroO modelo EFQM4 hrs• Expectativas sobre o Modelo
• Introdução e conceitos
• A Excelência Empresarial
• Benefícios expectáveis
• Os 8 conceitos fundamentais da Excelência
• Modelo de Excelência e seus componentes integrados
Workshop 2 | 20 de setembroDefinição de métricas e critérios para avaliação do nível EFQM nas Organizações4 hrs• Identificação do modelo e dos seus 9 critérios
• A importância da Medição e Monitorização das nossas Organizações
• A lógica do RADAR (avaliação dinâmica das Organizações)
• Os Meios conduzem aos Resultados da Empresa. Como Medir?
Workshop 3 | 25 de setembroOs critérios EFQM e as ferramentas de apoio à avaliação e à implementaçãoCritério 1 - Liderança
Critério 2 - Política e Estratégia
4 hrsCritério 1
• Os líderes moldam o futuro fazendo-o acontecer
• A Missão e a Visão da Organização
• Avaliação dos stakeholders
• Gerir a mudança e inovar em permanência
Critério 2
• Organizações de Excelência implementam a sua Missão e Visão através de uma Estratégia focada nos stakeholders (exemplo)
• Como identificar orientações e objetivos estratégicos (exemplo)
• Fatores críticos de sucesso (exercício)
• Desenhar o Mapa Estratégico da Empresa (exercício)
• Outras ferramentas de apoio ao planeamento estratégico (exemplos)
Workshop 4 | 27 de setembroOs critérios EFQM e as ferramentas de apoio à avaliação e à implementaçãoCritério 3 - Pessoas
Critério 4 - Parceiras e Recursos
4 hrsCritério 3
• Valorização das Pessoas, dos Colaboradores
• Alinhamento das Pessoas com a Estratégia da Empresa
• A importância dos conteúdos funcionais e das matrizes de responsabilidades (exemplos)
• A comunicação interna (exercício)
Critério 4
• As Organizações de Excelência planeiam e gerem as parcerias externas, os fornecedores e os recursos internos de forma a implementarem a sua Estratégia através da definição de Políticas e operacionalização através dos Processos
• Seleção, gestão e classificação de fornecedores (exemplo)
• Gestão da manutenção dos recursos produtivos (TPM)
• Gestão financeira
• Gestão do conhecimento organizacional (exemplo)
Workshop 5 | 2 de outubroOs critérios EFQM e as ferramentas de apoio à avaliação e à implementaçãoCritério 5 - Processos, Produtos e Serviços
Critérios 6 a 9 - Resultados
4 hrsCritério 5
• Conceção, gestão e melhoria dos processos, produtos e serviços de forma a gerar valor acrescentado para os clientes e outros stakeholders
• Gestão por processos
• Como identificar os processos da Organização que transformam expetativas do Mercado na sua satisfação
• Como mapear um processo (exemplo)
• Processos de gestão, operacionais e de suporte (exemplos)
• Objetivos e métricas para medir e monitorizar os processos críticos da Empresa
Critério 6 a 9
• Organizações excelentes alcançam elevados resultados sustentados que vão ao encontro, ou superam, as necessidades e expetativas dos seus clientes e restantes stakeholders
• Resultados dos Clientes, Pessoas, Sociedade e do Negócio
• Indicadores e objetivos de Perceção (exemplo)
• Indicadores e objetivos de Desempenho (exemplo)
• Como definir e formalizar Objetivos, Metas e Métricas (exemplo)
Workshop 6 | 4 de outubroAutoavaliação final - troca de experiências4 hrs• Como estabelecer/desenhar um sistema de governance ou modelo de gestão para o negócio (exemplo)
• Fixação das metodologias e critérios de assessment RADAR
• Identificação e planeamento de iniciativas de ação ou de melhoria
• Como potenciar a Inovação
• Aplicação do modelo EFQM à Organização
• Como criar dinâmicas internas de envolvimento / empowerment na estrutura orgânica da Organização

APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
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