Certificação EQUASS

EQUASS

 

 

 

O EQUASS – European Quality in Social Services é uma iniciativa da EPR – European Platform for Rehabilitation, que providencia serviços de carácter abrangente na área da certificação da qualidade, os quais se encontram em consonância com os requisitos europeus em matéria de qualidade no âmbito dos serviços sociais.

O EQUASS tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do sector dos serviços sociais, promovendo o compromisso dos prestadores de serviços com a qualidade e a melhoria contínua, constituindo-se como um instrumento de garantia da qualidade reconhecido pelos utilizadores dos serviços a nível europeu. Pretende contribuir para a criação de um mercado europeu e para a modernização dos serviços sociais de interesse geral, no qual os prestadores de serviços tenham a possibilidade de se diferenciarem, utilizando a qualidade dos seus serviços como uma vantagem competitiva.

Os programas de certificação EQUASS cumprem plenamente os requisitos de qualidade europeus para o setor social, conforme expresso no Quadro Europeu de Qualidade para Serviços Sociais do Comité de Proteção Social, bem como os critérios fundamentais do Quadro EQAVET para o Setor do Ensino e Formação Vocacional. A certificação baseada em critérios EQUASS também pode ser considerada como evidência de implementação bem-sucedida da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Desde 2010 que cerca de 800 organizações já obtiveram a certificação EQUASS Assurance em 12 países europeus, sendo que perto de 200 foram organizações portuguesas. O crescente interesse pela abordagem EQUASS à qualidade baseia-se em atender às necessidades e expectativas das partes interessadas ​​(como utilizadores de serviços, prestadores de serviços, financiadores, parceiros sociais e formuladores de políticas) no setor social e no setor da formação vocacional.

O feedback das organizações certificadas mostra que a implementação dos critérios EQUASS trouxe benefícios: criou uma abordagem mais focada no cliente, uma maior conscientização sobre os direitos dos utilizadores dos serviços, um maior envolvimento e capacitação dos utilizadores dos serviços nos serviços prestados, um aprimoramento sistemático e promoção da qualidade de vida e uma maior motivação dos colaboradores para contribuir e para melhorar a qualidade do seu trabalho diário. Acima de tudo, o EQUASS reforçou o foco forte nos aspetos de gestão e na demonstração de outcomes, benefícios e resultados, medindo-os com indicadores.

Este sistema de qualidade descreve um conjunto de domínios, condições e princípios, bem como um conjunto de critérios-chave que influenciam a qualidade dos serviços sociais.

Os níveis do programa de certificação EQUASS baseiam-se na mesma estrutura, 10 princípios de qualidade e 50 critérios subjacentes, e certificam dois níveis diferentes de qualidade – EQUASS Assurance e EQUASS Excellence, agora ambos válidos por 3 anos.

Mais informação:
Níveis de Certificação EQUASS
EQUASS em Portugal
Processo de Certificação
Princípios da Qualidade
Bolsa de Consultores Certificados
Qualificação de Auditores
Entidades Certificadas
Formação e Eventos
Projetos Especiais
Documentos para Download
Links
Contactos

Níveis de Certificação EQUASS

EQUASS Assurance

As organizações com certificação EQUASS Assurance mostram a conformidade com os 50 critérios baseados nos Princípios da Qualidade. Possuem abordagens e sistemas sólidos e claros que são bem compreendidos pelos colaboradores e utilizadores dos serviços. Abordagens e sistemas são colocados na prática diária em todas as partes relevantes da organização. As organizações com certificação EQUASS Assurance têm resultados tangíveis e relevantes nos conceitos fundamentais do modelo EQUASS. Esses resultados são baseados em indicadores válidos que são relevantes no contexto nacional.

As organizações que evidenciem a conformidade com os critérios definidos são certificadas por um período de 3 anos.

EQUASS Excellence

As organizações com certificação EQUASS Excellence mostram a conformidade com os 50 critérios baseados nos Princípios da Qualidade. Possuem abordagens e sistemas sólidos e claros que são bem compreendidos pelos colaboradores e utilizadores dose serviços. Abordagens e sistemas são colocados na prática diária em todas as partes relevantes da organização. Possuem sistemas de auditoria interna e avaliam o sucesso da implementação. As organizações com certificação EQUASS Excellence têm resultados tangíveis em todos os princípios do modelo EQUASS. A análise de tendências é realizada com base em informações mensuráveis. Os seus resultados são baseados em indicadores válidos que são relevantes no contexto nacional e internacional. Uma organização com certificação EQUASS Excellence está envolvida em ações de benchmarking e benchlearning sistemático com o objetivo de melhorar os seus serviços e os resultados da organização.

As organizações que evidenciem a conformidade com os critérios definidos são certificadas por um período de 3 anos.

Ambos os sistemas de certificação estão fortemente ligados entre si, facilitando e encorajando uma forma natural de desenvolvimento e evolução dos sistemas da qualidade nas organizações prestadoras de serviços sociais.

 

EQUASS em Portugal

A implementação do EQUASS na sua vertente de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais (nível 1) baseia-se numa estratégia de nomeação de Representantes Nacionais (LLH – Local Licence Holders) em cada país, os quais são os responsáveis diretos pela operacionalização deste nível de certificação no respetivo país.

Em Portugal, a representação do EQUASS é assegurada pela APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.

A esta instituição cabe divulgar o sistema em Portugal, prestar informações aos interessados, receber as candidaturas, nomear os auditores devidamente certificados no âmbito do EQUASS, submeter as candidaturas instruídas à decisão do Comité de Certificação do EQUASS, transmitir a decisão de certificação à organização candidata após decisão do Comité de Certificação, bem como assegurar todas as transações financeiras envolvidas no processo.

Processo de Certificação

O processo de certificação para este nível, incluindo a realização da auditoria, decorre em língua portuguesa, no entanto, por se tratar de uma certificação europeia, o relatório de auditoria é elaborado e disponibilizado à organização candidata apenas na língua inglesa.

Em caso de interesse na Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais e para receber o respetivo Formulário de candidatura, descarregue a Ficha de Registo e devolva-a para os contactos indicados.

Princípios da Qualidade

  1. Liderança

As organizações evidenciam boa governação, liderança e responsabilidade social. Promovem a justiça social pela inclusão na sociedade. Estabelecem objetivos organizacionais e de serviço ambiciosos e fomentam as melhores práticas. As organizações estão comprometidas com a aprendizagem contínua e a inovação.

  1. Colaboradores

As organizações lideram e gerem os seus colaboradores de forma a alcançar os objetivos organizacionais e assegurar uma prestação de serviços centrada na pessoa. Estão comprometidas com o recrutamento de pessoal qualificado, baseando-se nos conhecimentos, capacidades e competências requeridas. Promovem uma cultura de diversidade de colaboradores na equipa de trabalho. As organizações potenciam uma cultura de envolvimento, bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem contínua dos colaboradores para benefício das pessoas servidas. As organizações cumprem com requisitos a nível de saúde, segurança e de condições de trabalho apropriadas das pessoas servidas e dos colaboradores (incluindo voluntários).

  1. Direitos

As organizações estão empenhadas em proteger, promover e respeitar os direitos das pessoas servidas em termos de igualdade de oportunidades, igualdade de tratamento e liberdade de escolha, autodeterminação e igualdade de participação. Este compromisso é visível nos valores organizacionais e em todos os elementos de desenvolvimento dos serviços, e na prestação do serviço. As organizações asseguram que as pessoas servidas compreendem e aprovam todas as suas intervenções individuais propostas.

  1. Ética

As organizações funcionam com base em orientações éticas que respeitam a dignidade e o bem-estar dos colaboradores, pessoas servidas e suas famílias ou cuidadores. Fornecem serviços baseados na confiança, confidencialidade e honestidade. As organizações promovem a proteção das pessoas servidas contra abusos e má conduta.

  1. Parcerias

As organizações atuam em parceria com as partes interessadas relevantes para apoiar a organização a atingir a sua visão e missão. As parcerias apoiam a sequência confiável de serviços abrangentes e dos resultados centrados na pessoa. As parcerias contribuem para a inclusão das pessoas servidas na sociedade.

  1. Participação

As organizações promovem a plena participação e a inclusão ativa das pessoas servidas e a sua representação a todos os níveis da organização e dentro da comunidade. As organizações envolvem as pessoas servidas como membros ativos no processo de tomada de decisão da equipa de trabalho. Com vista a uma maior igualdade de participação e inclusão, as organizações apoiam o empowerment das pessoas servidas. As organizações apoiam a advocacia para promover a igualdade de oportunidades e a participação das pessoas servidas.

  1. Abordagem Centrada na Pessoa

As organizações prestam serviços que são orientados pelas necessidades, expetativas e capacidade das pessoas servidas. Os serviços prestados têm em consideração o ambiente físico e social das pessoas servidas. Estes serviços visam melhorar a qualidade de vida das pessoas servidas. As organizações respeitam a contribuição pessoal pelo envolvimento das pessoas servidas na auto-avaliação, no planeamento, na prestação do serviço, no feedback e na avaliação.

  1. Abrangência

As organizações asseguram que as pessoas servidas têm acesso a um continuum dos serviços holísticos e com base na comunidade. As organizações estão empenhadas em prestar serviços que abrangem desde a intervenção precoce até ao apoio e acompanhamento. Os serviços deverão ser prestados de forma coordenada e através de uma equipa multidisciplinar ou numa configuração multiparcerias.

  1. Orientação para os Resultados

As organizações procuram atingir os resultados previstos, benefícios e o maior valor para as pessoas servidas e partes interessadas relevantes (incluindo financiadores). As organizações demonstram os resultados alcançados da organização e das pessoas servidas, alinhados com a sua Missão e as suas atividades chave. Os impactos dos serviços são medidos e monitorizados e são um elemento importante dos processos de melhoria contínua, da transparência e da responsabilização.

  1. Melhoria Contínua

As organizações estão empenhadas na aprendizagem contínua e na melhoria contínua dos seus serviços e dos seus resultados. As organizações são proativas em ir ao encontro das necessidades futuras das pessoas servidas, colaboradores, financiadores e partes interessadas, com informações baseadas em evidências para o desenvolvimento e melhoria dos serviços sociais prestados. As organizações utilizam sistemas para comparar o desempenho do serviço e de melhoria contínua.

Bolsa de Consultores Certificados

O novo programa de formação de Consultor EQUASS (introduzido em 2014) vai continuar a ensinar os consultores em como apoiar e aconselhar as organizações ao longo do processo de implementação dos critérios EQUASS e de certificação EQUASS. Este programa aplica-se a ambos os níveis de certificação, EQUASS Assurance e EQUASS Excellence.

Um foco adicional da formação será para orientar os consultores na sua compreensão do setor social e dos documentos fundadores relevantes sobre direitos humanos por trás da sua abordagem, bem como uma apresentação de Gestão da Qualidade num contexto mais amplo, e as interações do modelo EQUASS com outros sistemas.

Este programa de cinco dias é dividido em duas sessões de formação, uma de três dias, e outra de dois dias.

Os consultores que completem este programa de formação, incluindo a preparação relacionada com cada sessão, receberão a qualificação como Consultor EQUASS Reconhecido e o seu nome será publicado na nossa bolsa.

O tempo de preparação para cada formação é estimado em cerca de 4 horas, e consiste na leitura e recolha de informações. Após a conclusão de cada formação, os participantes recebem um certificado de participação.

O programa de formação completo abrange:

  • O setor do serviço social e os seus sistemas de gestão da qualidade
  • A estratégia de implementação EQUASS
  • A implementação de princípios de direitos humanos em grupos vulneráveis na prestação de serviços sociais
  • A manutenção sustentável de um sistema de qualidade
  • A medição de resultados e as técnicas de benchmarking
  • A preparação da candidatura EQUASS (EQUASS Assurance e EQUASS Excellence).

O programa de acreditação de Consultor Reconhecido EQUASS está ligado a um sistema de créditos:

Novo Consultor Reconhecido: 48 créditos (válidos por dois anos).

  • Tempo de preparação (8 créditos);
  • 2 sessões de formação num total de cinco dias (24 + 16 créditos).Manutenção da acreditação: 20 créditos a serem adquiridos em dois anos.
  • Preparação (4 créditos);
  • 2 dias de formação (2 x 8 = 16 créditos).

Para consultar os profissionais que atualmente se encontram reconhecidos como Consultores EQUASS siga o seguinte link: Bolsa de Consultores EQUASS

Qualificação de Auditores

Princípios Gerais

  • Apenas os auditores que são formados e avaliados pela Unidade EQUASS e nomeados pelo Comité Europeu de Atribuição são elegíveis para realizar auditorias EQUASS Assurance. Esses auditores podem ser chamados pelos detentores de licença local de cada país (APQ em Portugal) ou pela Unidade EQUASS (para certificações diretas) para realizar auditorias.
  • Apenas os candidatos que cumpram os critérios do perfil de auditor pré-definidos no documento Auditor Profile and Nomination Process são selecionados para entrar no processo de serem formados como auditor EQUASS.
  • Todos os auditores reúnem um número de créditos (40) antes de serem elegíveis para conduzir auditorias para o nível EQUASS Assurance
  • A qualificação de um auditor é válida por três anos. Durante este período, o auditor tem que ganhar novamente créditos via formação de calibração e através da realização de auditorias, a fim de garantir que o seu conhecimento e competências continuam atualizados.

Processo de Qualificação como Auditor EQUASS Assurance

Novos auditores, i.e. que nunca tenham realizado auditorias EQUASS Assurance, necessitam de ganhar os seus 40 créditos em 2 etapas:

  • Curso de auditor de 3 dias (24 créditos) organizado pela Unidade EQUASS
  • Auditoria de Observação de 2 dias (16 créditos).

Renovação da Qualificação

A fim de manter a qualificação como auditor EQUASS Assurance, o profissional deve voltar a ganhar 40 créditos durante um período de três anos. Os créditos podem ser adquiridos por:

  • Realização de uma auditoria EQUASS Assurance (16 créditos)
  • Realização de uma auditoria de observação EQUASS Assurance (16 créditos)
  • Participar numa sessão de calibração de Auditores EQUASS Assurance (8 créditos)
  • Participar novamente na formação inicial de Auditores EQUASS Assurance (24 créditos)

A sessão de calibração de auditor EQUASS Assurance de um dia, realizada pela Unidade EQUASS, corresponde ao conteúdo do primeiro dia de uma formação inicial EQUASS Assurance. Os temas cobertos são: Introdução aos quadros de qualidade europeus e vários conceitos de gestão da qualidade, a visão geral do programa de certificação EQUASS Assurance, e uma revisão dos indicadores de desempenho chave EQUASS Assurance, bem como as principais mudanças do sistema EQUASS Assurance, se aplicável.

Organizações Certificadas

Para consultar as organizações que atualmente se encontram certificadas pelo Modelo EQUASS siga o seguinte link:

– Organizações Certificadas 

Formação e Eventos

Formação/Eventos EQUASS: 

EQUASS Up-Coming Events

Formação/Eventos APQ:

Agenda
Catalogo De Formação


Formação em Parceria:

A APQ e o CTCV, entidades formadoras acreditadas para a realização de formação certificada, promovem desde 2017 uma oferta de formação para entidades na área do Serviço Social, no sentido de as dotar de ferramentas, métodos e técnicas que permitam o aumento de competências de gestão, da obtenção de melhorias no funcionamento e organização, permitindo-lhes uma melhor resposta social, bem como a sua sustentabilidade no que se refere a estruturas, projetos e atividades.

Esta oferta é dirigida a organizações dedicadas ao apoio a crianças, famílias, idosos, à proteção e promoção da saúde, entre outros, tais como misericórdias; IPSS; associações; fundações; cooperativas; mutualidades; ONGs; centros paroquiais, centros de reabilitação profissional, entre outros e pretende incluir na estrutura de cada curso áreas emergentes, como o empreendedorismo e inovação social.

Mais informação aqui.

Projeto Qualidade nas IPSS

Projetos Especiais

A APQ e a Fundação Montepio celebraram, em 2015, um protocolo de cooperação visando o apoio a entidades da economia social na implementação de sistemas da Qualidade e correspondente certificação, de acordo com o referencial EQUASS Assurance, que a APQ representa em Portugal.

A seleção das entidades a apoiar obedece a um concurso próprio, numa base anual, de acordo com um regulamento pré-estabelecido.

Na 1ª edição do projeto foi selecionada a APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, cujos trabalhos ficaram concluídos em Maio de 2017 com a obtenção da certificação. Na 2ª edição foi selecionada a CVP – Comunidade Vida e Paz (Centro de Fátima), cujo projeto se prevê concluir no final do 1º semestre de 2018. A 3ª edição deste projeto, cuja organização selecionada foi a Associação Vale de Acór, iniciou-se em Janeiro de 2018 e os trabalhos irão decorrer até meados de 2019.

O projeto envolve um diagnóstico inicial, seguido de um período de formação e consultoria, a realizar por uma entidade consultora selecionada para o efeito, permitindo conduzir a organização à sua certificação pelo referencial EQUASS Assurance.

Com esta parceria, a APQ e a Fundação Montepio pretendem aumentar a capacitação das entidades portuguesas ligadas à economia social, reforçando as suas capacidades de gestão e melhorando o seu nível de resposta e de satisfação das suas partes interessadas.

DeSqual

Projeto Europeu em Transferência de Inovação

Período em que de correu o projeto

Outubro de 2013 – Setembro de 2015

Background

A comissão Europeia valoriza a criação e a implementação de uma estrutura sólida do sistema de gestão da Qualidade nos projetos da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EFP), como por exemplo, o EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training). O sistema da Qualidade, uma vez estabelecido e implementado na organização prestadora de EFP, pode ser avaliado por revisão por pares e/ou por uma avaliação externa independente. Experiências realizadas na última década referem, que muitos prestadores de EFP enfrentam no seu dia – a – dia, o desafio para manterem os requisitos de desempenho de acordo com a estrutura do EQAVET de modo a assegurar a sustentabilidade dos seus sistemas da qualidade.

Objetivo do Projeto

O principal objetivo do DeSqual foi assegurar a Qualidade sustentável nos prestadores de EFP para pessoas com deficiência, a nível europeu. A sustentabilidade seria alcançada, melhorando e influenciando comportamentos de Qualidade dos profissionais, a consciência da Qualidade de todos os colaboradores e a cultura da Qualidade da organização prestadora da EFP.

Metodologia

O desenvolvimento e teste de um Programa Modular de formação para a garantia da qualidade sustentável, feito à medida das necessidades e iniciativas de melhorias propostas pelas organizações participantes no projeto, prestadores de EFP para pessoas com deficiência, é um programa adaptado de projetos de sucesso já existentes (exemplo: resultados do programa NLQAVET), e pode ser utilizado por todas as organizações prestadores de EFP que implementaram com sucesso o EQAVET na sua estrutura da Qualidade ou o seu sistema da Qualidade segundo o modelo EQUASS – European Quality in Social Service.

Questões muito práticas que têm impacte na cultura da qualidade dos prestadores de EFP são levadas em conta designadamente: empowerment e qualidade de vida dos utilizadores do serviço; envolvimento dos profissionais na melhoria contínua; identificação e avaliação das necessidades e expectativas da sociedade; avaliação da criação de valor das parcerias; e aspetos do planeamento estratégico e planeamento anual sustentáveis. Os participantes na formação irão transferir os conhecimentos, experiências, competências e ferramentas para dinamizar a prática diária da organização fornecedora de EFP. O programa de treino também pode ser usado por organizações que prestam serviços sociais, se pretenderem implementar um sistema de acordo com o modelo EQUASS.

Valor Acrescentado

Entrada de inovação proveniente de experiências no setor social, no setor do ensino e formação profissional, no setor da indústria e no setor de saúde social, representado por um número de parceiros europeus.

O programa de formação desenvolvido neste projeto teve impacte tanto nacional como internacional. O DeSqual também facilitou a transferência de inovação entre os diferentes setores, criando um contexto de aprendizagem mútua.

DeSqual

O projeto realça que a Qualidade nas organizações é constituída por elementos visíveis (sistema da qualidade e comportamento da qualidade) e elementos invisíveis, (consciência da qualidade e cultura da qualidade). Ambos os elementos contribuem para a organização alcançar a sua missão. Uma organização pode ser comparada a um navio, com partes visíveis e invisíveis, ambas cruciais. Na parte visível existem sistemas e marinheiros que asseguram que o navio mantém o controlo de seu curso e chega ao seu destino, os funcionários desempenham a sua atividade e têm ferramentas e instrumentos que podem ser usados para atingir a sua missão. Mas, não há garantia de que estas ferramentas serão utilizadas de forma adequada (parte invisível).

Fases do Projeto

Figura 1 – Fases do Projeto DeSqual

Fase 1 – Avaliação das necessidades

  • Definição de consciência da Qualidade, comportamento da Qualidade e cultura da Qualidade
  • Identificação de factores chave de sucesso para aumentar a consciência, comportamento e cultura da Qualidade
  • Identificação dos elementos que influenciam os fatores-chave de sucesso
  • Levantamento das necessidades e das Iniciativas de Melhoria propostas pelos 10 parceiros – principais entradas para o núcleo do Currículo

Fase 2 – Concepção do Curriculum

  • Conceção do currículo (programa modular)
  • Conceção do Programa Train-The-Trainer (EPR, APQ, SINASE, eQual Consulting)

Fase 3 – Selecção de Materiais

  • Identificação de materiais e formatos para o currículo
  • Selecionar materiais e formatos para as Workshops dos prestadores de Formação e Educação Profissional e para o programa Train-the-Trainer.

Fase 4 – Formação dos Formadores

  • Programa de treino para os gestores / consultores da qualidade
    • Formação inicial 2 dias
    • Reunião de Seguimento 1 dia

Fase 5 – Experimentação

  • Implementação do currículo nos 10 parceiros de Educação e Formação Profissional

Fase 6 – Divulgação

  • Disponibilização dos resultados do projecto para os prestadores de Educação e Formação Profissional e público em geral

Para uma melhoria no acesso ao programa feito sob medida, os parceiros do projecto contribuirão para a tradução dos materiais de formação, dos exercícios e informação considerada relevante.

A conferência final realizou-se em Setembro de 2015 na Holanda (Nijmegen) e foi um marco importante para a divulgação dos resultados.

A avaliação do projeto, assim como os resultado alcançados podem ser consultados em:

http://www.desqual-leonardo.eu

Parceiros


 

Links

EQUASS
http://www.equass.be

EPR – European Platform for Rehabilitation
www.epr.eu

Contactos

Coordenação do EQUASS em Portugal:

Foto Carla Cunha

Eng.ª Carla Cunha
carla.cunha@apq.pt

APQ
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