Gestão Eficaz da Formação

Objetivos

Conhecer as metodologias e técnicas para a gestão da formação pela qualidade, assegurando que o processo de gestão da formação seja conduzido com eficácia e respeitando a privacidade dos seus intervenientes.

Conteúdos Programáticos

– Tipos e objetivos da formação.
• Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF).
• Formação interna – a colaboradores – ministrada interna ou externamente.
• Formação externa – a clientes – formação intra e inter.
– Referenciais para a gestão da formação e certificação de entidades formadoras em Portugal – Certificação de entidade formadoras pela DGERT; Norma Portuguesa NP 4512:2012 “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia; Requisitos”.
– A gestão da formação segundo o modelo de certificação regulado pela Direcção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT) – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
•Estrutura e Organização – Recursos humanos; Espaços; Equipamentos e Ferramentas de suporte.
•Etapas no desenvolvimento da formação.
– Planificação e gestão da atividade formativa – Exemplos de Plano de Formação
– Conceção e desenvolvimento – Ciclo formativo: diagnóstico, objetivos, conteúdos, estratégias de aprendizagem, formas de organização da formação métodos e instrumentos: de seleção, pedagógicos, de acompanhamento e de avaliação – Outputs.
– Regras de funcionamento da atividade formativa.
– Organização do Dossier Técnico-Pedagógico para cada ação de formação – aplicado a ações de formação interna e de formação para cliente.
– Registo e Tratamento de Reclamações e Ocorrências.
– Formas de acompanhamento da formação.
– Etapas e formas de avaliação da formação: satisfação, aprendizagem, eficácia.
– Exemplos:
• Plano de Formação (formação interna) e Projeto de Formação (formação a cliente).
• Programa de Formação e de Plano de Sessão.
• Acompanhamento do percurso pós-formação e análise dos resultados.
• Avaliação da eficácia da formação (formação interna) / Avaliação de projetos (formação a cliente).
• Exemplo de Balanço de Atividades Formativas.
– Proteção de dados pessoais (conforme Regulamento Geral de Proteção de Dados) na recolha e gestão de informação sobre os intervenientes na formação – formandos, formadores e clientes.

Porto | 15 de novembro Inscrições

Lisboa | 27 de novembro Inscrições