Gestão de Projetos de Novos Produtos e Processos

Este curso pretende dar a conhecer as características e princípios da gestão de projetos de industrialização de produtos de acordo com modelos avançados de planeamento da qualidade.

Principais Benefícios:

  • Definir e adotar uma orgânica funcional e processual orientada para gestão de projetos.
  • Definir planear o âmbito/alvo dos projetos da empresa e os objetivos.
  • Definir objetivos claros dirigido(s) ao alvo(s) do projeto.
  • Construir o WBS-Work Breakdown Structure, do projeto.
  • Planear no tempo as atividades do projeto e identificar o caminho crítico.
  • Aplicar as principais metodologias de planeamento avançado, gestão do risco e pilotagem do projeto.
  • Participar na elaboração/atualização de procedimentos internos e suportes documentais que enquadrem e estruturem os projetos da empresa.

Conteúdo Programático:

1.INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS.

  • Normas e Guias orientadores (introdução ao PMBOOK-PMI).
  • Caracterização de um projeto, regras básicas e objetivos.

2. DEFINIÇÃO PRÉVIA – O ANTE PROJECTO.

  • Enquadramento estratégico, integração e tomada de decisão-matriz multicritério – Que produto? Que processo? Que rentabilidade? Que oportunidade?
  • Análise preliminar de riscos.

3. OS PROTAGONISTAS DO PROJECTO (“KEY STAKEHOLDERS”).

  • Patrocinador, Cliente, Equipa e Gestor do projeto-responsabilidades.
  • Caracterizar e gerir as relações com os stakeholders do projeto.

4. CICLO DE VIDA DA GESTÃO DE UM PROJETO.

  • Processos técnicos e de gestão do projeto-introdução ao PMBOK.
  • Fases ou etapas de realização-modelo PAQ-Planeamento Avançado.
  • Introdução ao modelo APQP-PPAP.

5. PLANEAMENTO DO PROJETO

  • Criação e desenvolvimento do WBS.
  • Estimativas de duração, carga, sequenciamento e Calendário / Cronograma.
  • Out-puts esperados em cada Fase-Milestone Internos e do Cliente.
  • Orçamentos, de exploração e de investimento.
  • Métodos de programação – Gantt, redes i,j e Xi e Análise CPM -Caminho Crítico.
  • Nivelamento da carga e Introdução às ferramentas informáticas – MSProject.

6. GESTÃO DE RISCOS DO PROJETO.

  • Identificar riscos internos, de fornecedores (“procurement”) e da envolvente do projeto.
  • Introdução à Análise de riscos técnicos (Exemplo: FMEA).
  • -Matriz de risco fornecedores.
  • Analisar, Avaliar e Hieraquização os riscos e oportunidades.
  • Mitigar o risco-planos de ações.
  • Gestão dos riscos multiprojetos.

7. COMUNICAÇÃO.

  • Fontes de informação, recolha de dados e plano de comunicação.
  • Agenda tipo das RAP-Reuniões de Avanço do Projeto.

8. IMPLEMENTAÇÃO/EXECUÇÃO E CONTROLO DO PROJETO.

  • Ciclo de Controlo/Pilotagem do Projeto.
  • Medir o progresso-identificar desvios e reagir.
  • Calcular o EVM-Desenhar a Curva S.
  • Medir a carga e nivelar.
  • Registos e relatórios de execução.
  • “Dash Board” (Painel de bordo) do projeto.

9. CONCLUSÃO, BALANÇO E FECHO DO PROJETO.

  • Balanço e relatório “Lições aprendidas”.
  • Reuniões de fecho com o cliente, com a equipa e com o patrocinador.
  • Planear a execução do “falta ainda”.
  • Formalizar a aceitação pelo cliente-fecho do projeto.

Porto | 24, 26 e 28 de setembro Inscrições.